Derivados de Cana de Açúcar

  • CANA DE AÇÚCAR

    Mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar é uma nova tecnologia desenvolvida pelo Programa Cana do Instituto Agronômico - IAC, direcionado a aumentar a eficiência e os ganhos econômicos na renovação e expansão de áreas de cana-de-açúcar. O viveiro recebe acompanhamento técnico em todas as práticas de manejo e protocolos direcionados para obtenção de mudas livres de doenças e pragas.

    No sistema MPB, o efeito destas pragas é minimizado pelo fato de ocorrer seleção das gemas que originarão as mudas no viveiro. Sendo assim, elimina-se praticamente qualquer risco na disseminação destas pragas, constituindo-se este fato uma das principais vantagens do sistema MPB.

    Aclimatação

    A etapa final do processo ocorre em bancadas a pleno sol. Nesta etapa, o objetivo principal é adaptar a muda às condições de plantio no campo. Basicamente, há um controle de irrigação com quatro turnos de rega totalizando 4 mm/dia. O manejo de podas foliares é intensificado, com três podas ao longo de 21 dias. No fim dessa etapa, a muda está em condições de ser retirada do tubete, embalada e transportada para o plantio. A muda deve estar em condições ideais para serem levadas ao campo, o que ocorre normalmente no sistema MPB, após aproximadamente 60 dias.

    MELADO

    O melado é um xarope espesso produzido pela cana-de-açúcar. O melado traz muitos benefícios à saúde, e por isso pode ser considerado um suplemento alimentar. É um alimento nutritivo, rico em minerais e que fornece energia para o corpo. Possui propriedades que melhoram a saúde em geral e nível de condicionamento físico.

    O melado também pode atuar como um adoçante natural saudável, já que adoça muito bem e é livre de substâncias adicionadas.

    RAPADURA

    A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. É considerado um alimento com maior valor nutritivo que o açúcar refinado pois, enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui outras substâncias nutritivas em sua composição.

    AÇÚCAR MASCAVO

    De cor marrom ou dourada, esse é o açúcar em sua versão mais bruta, e tem essa tonalidade, justamente, por ainda não ter passado pelo processo químico de refinamento, o que faz com que ele preserve algumas vitaminas e minerais. Por ainda conservar o melaço da cana, o sabor é mais forte, sendo próximo ao da cana- de-açúcar. Esse tipo de açúcar pode ser utilizado para adoçar qualquer alimento ou receita em que o branco normalmente é usado.